Prêmio Abril de Publicidade

08-10-2010 17:51

 

 

Duas agências cariocas arrebataram a árvore dourada do Prêmio Abril de Publicidade da Regional Rio: a F/Nazca Saatchi & Saatchi, que concorreu com a campanha Balé, e a Artplan, com Jarra, Ovo, Leite. O anúncio foi feito na noite de ontem (06/04), durante festa de premiação no Iate Clube do Rio de Janeiro. Por meio de um júri composto pelas maiores cabeças da publicidade carioca, o evento elegeu os 11 melhores trabalhos desenvolvidos por agências do estado em revistas da Editora Abril em 2009. Normalmente, são dez as finalistas, mas o empate entre a F/Nazca Saatchi & Saatchi e a Artplan turbinou a lista de campanhas classificadas. Ambas já estão concorrendo automaticamente ao grande prêmio da noite de 26/05, em São Paulo, no Auditório Ibirapuera.

Ao todo, foram 45 campanhas inscritas por 15 agências. De acordo com o diretor de Publicidade das Regionais Rio e Sul, Paulo Renato Simões, o ano de 2009 foi o melhor ano para o mercado publicitário do Rio. “Com a crise que estourou no final de 2008, estávamos esperando pelo armagedom. Mas o que se percebe, examinando os finalistas deste ano, foi uma safra muito fértil. Com o budget diminuído, as agências concentraram esforços em mídias mais tradicionais e souberam trazer, mais uma vez, estratégias eficientes e soluções criativas para seus clientes.”

Já na opinião de Rogério Gabriel Comprido, diretor geral de publicidade adjunto da Editora Abril, 2009 foi importantíssimo para que o Rio de Janeiro se tornasse ainda mais proeminente no cenário nacional. “A cidade foi eleita sede das olimpíadas de 2016 e possivelmente abrigará a final da Copa do Mundo em 2014, o que culminou com a Petrobras voltando com muita força no mercado. É a Cidade Maravilhosa voltando a se apresentar ao mundo como a representante máxima do Brasil.”

Essa foi a segunda árvore dourada consecutiva conquistada pela F/Nazca, atual campeã da Regional Rio. De quebra, ainda teve outras três peças presentes entre as finalistas, todas relacionadas às ações de apoio e patrocínio da Petrobras. “É muito gratificante receber esse reconhecimento”, vibrou a diretora de arte da agência, Antônia Zobaran. “Conseguimos demonstrar nos anúncios, de forma rápida, clara e simples, qual a magnitude do alcance sócio-cultural das iniciativas que contam com o patrocínio da Petrobras.”

Por sua vez, Roberto Vilhena, diretor de criação da Artplan, destacou o foco certeiro da campanha desenvolvida para os serviços Sedex, cuja estratégia foi mostrar que o consumidor já conta de antemão com a eficiência na entrega das compras. “Só com a Sedex é possível conceber uma peça em que uma pessoa quebra um ovo sem recipiente algum debaixo, e antes do ovo cair, chega a frigideira em sua casa. De maneira simples e criativa, mostramos qual a dimensão da confiança depositada nos Correios.”

Outro destaque da noite foi a Agência3, que criou três das 11 peças finalistas. O presidente da agência, Álvaro Rodrigues, fez questão de enfatizar a qualidade dos publicitários cariocas. “Com muita irreverência e humor, os cariocas acabam funcionando como uma caixa de ressonância no Brasil. Tudo o que acontece no Rio em termos de moda, comportamento, música e tendência ecoa pelos quatro cantos do país, e com a publicidade não é diferente”, opinou.